R.I.P. Airsoft Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 76 em Qui Abr 08 2021, 23:04
Estatísticas
Temos 189 usuários registrados
O último membro registrado é fdd

Os nossos membros postaram um total de 4074 mensagens em 684 assuntos
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário


Sobre o Airsoft

Ir para baixo

Sobre o Airsoft Empty Sobre o Airsoft

Mensagem  pjmonteiro Ter Jul 31 2012, 10:59

O que é o Airsoft?
Airsoft é um desporto, apresentando-se como um jogo táctico em equipa, cujas regras são extremamente dinâmicas e adaptativas ao cenário envolvente. O Airsoft é praticado com armas de Softair, dispositivos portáteis que disparam esferas de plástico com seis milímetros de diâmetro, a uma energia de 1.3 Joules.
As réplicas estão à escala de 1:1, podem ser de metal ou de plástico e o mecanismo de propulsão da arma pode ser mola, eléctrico, gás ou cápsulas de CO2.

Como nasceu o Airsoft?
.
Airsoft surgiu no Japão durante os anos 1980, quando a propriedade de armas por cidadãos comuns se tornou ilegal. Como perderam o acesso a armas reais, a procura por réplicas de armas para fins de colecção cresceu e é a partir dessa procura que surgiu o airsoft. No início as réplicas eram feitas pelos próprios jogadores e disparavam bolinhas de plástico ou borracha de vários tamanhos, à medida que as réplicas se tornaram mais comuns no Japão, algumas empresas japonesas viram a oportunidade de negocio e começaram a produzir em escala, padronizou-se o calibre em diâmetro e gramagem, sendo ele 6mm e 0,20g, avançaram com exportação para outros países da região e como resultado o airsoft tornou-se mais popular nos países Asiáticos e estendendo-se para o resto do mundo.
A utilização de Armas de Airsoft foi adoptada por forças governamentais, tais como Policia e Forças Militares e utilizadas no treino diário dos operacionais devido a combinação de realismo, segurança, flexibilidade e baixo custo e sem os riscos inerentes as armas reais.


O Airsoft em Portugal?

Em Portugal começou a praticar-se de forma mais efectiva desde finais dos anos noventa sofrendo uma forte expansão no início dos anos 2000. Para este facto muito contribuiu o pioneirismo das primeiras lojas portuguesas especialmente dedicadas à modalidade (na Pontinha, em Torres Vedras e em Sintra). Equipas como os Corvos, Rainbow, CAM ou os Tomahawk, fizeram história e contribuíram em grande escala para o desenvolvimento da modalidade em Portugal. Existem cerca de 3000 jogadores federados, mas, a praticar a modalidade estimam-se à volta de 5000. Para se praticar airsoft em Portugal, deverá estar-se federado, as réplicas pintadas de cor fluorescente (amarela/vermelha) na ponta e na coronha, e sempre transportadas em malas rígidas devidamente condicionadas. Existem alguns jogos "grandes" de nível nacional, onde se juntam sempre algumas centenas de jogadores, jogos como Operação Floresta Negra (CAM), Hostile Ops (Hot), OEX (GOFE), AW_Mouse (MAC), são bons exemplos disto. Grande parte dos jogos são de cariz solidário, para ajudar instituições, ou particulares com carências básicas. Além destes que são organizados por equipas "particulares", temos também jogos organizados pela Antiga Federação Portuguesa de Airsoft (FPA), agora conhecida por ALA, (Associação Lusitana de Airsoft) e outras APd´s. Actualmente a ALA, organizou um jogo de nível internacional "OSCAR MIKE", para desta forma promover o desporto. Inscreveram-se cerca de 800 participantes neste primeiro evento, na qual se irá repetir todos os anos à semelhança do Internacional (BERGET) na Suécia. Os jogos de 24 horas, normalmente requerem muita resistência física e mental, visto os jogadores terem que percorrer grandes distâncias a pé, passarem várias horas no terreno de "combate" sempre com equipamento necessário para "sobrevivência" munições (BB´s), comida, água entre outros que achem necessário para não voltar à base de comando.



Qual o enquadramento legal das armas de Airsoft?


1 — Tipos de armas:

Reprodução de arma de fogo para práticas recreativas o mecanismo portátil com a configuração de arma de fogo das classes A, B, B1, C e D, pintado com cor fluorescente, amarela ou encarnada, indelével, claramente visível quando empunhado, em 5 cm a contar da boca do cano e na totalidade do punho, caso se trate de arma curta, ou em 10 cm a contar da boca do cano e na totalidade da coronha, caso se trate de arma longa, por forma a não ser susceptível de confusão com as armas das mesmas classes, apto unicamente a disparar esfera não metálica cuja energia à saída da boca do cano não seja superior a 1,3 J para calibres inferiores ou iguais a 6 mm e munições compactas ou a 13 J para outros calibres e munições compostas por substâncias gelatinosas (Paintball).


2 — Classificação das armas, munições e outros acessórios

a) As armas e as munições são classificadas nas classes A, B, B1, C, D, E, F e G, de acordo com o grau de perigosidade, o fim a que se destinam e a sua utilização.

b) As armas para a pratica do Airsoft são armas e munições da classe G, são reproduções de armas de fogo para práticas recreativas;


3 — Aquisição, detenção e uso

Armas e munições da classe G

a) A aquisição de reproduções de armas de fogo para práticas recreativas é permitida aos maiores de 18 anos, mediante declaração aquisitiva e prova da inscrição numa associação de promoção desportiva reconhecida pelo Instituto do Desporto de Portugal, I. P., e registada junto da PSP mais precisamente na DAEX.

b) Sem prejuízo do disposto no número anterior, aos menores de 18 anos e maiores de 16 anos é permitida a aquisição de reproduções de armas de fogo para práticas recreativas desde que autorizados para o efeito por quem exerça a responsabilidade parental.

c) A detenção, o uso e o porte das armas, só são permitidos no domicílio, transporte e para o exercício das actividades para as quais foi solicitada autorização de aquisição.

d) Sem prejuízo do disposto no ponto numero 1, a detenção, uso, porte e transporte de reproduções de armas de fogo para práticas recreativas, ainda que não contendo as características previstas na lei) podem ser temporariamente autorizadas a praticantes estrangeiros em provas internacionais realizadas em Portugal, pelo período necessário à sua participação nas provas, mediante requerimento instruído com prova da inscrição no evento, a formular junto da Direcção Nacional da PSP pela entidade promotora da iniciativa, tal como acontece em eventos internacionais como Patex, Oscar Mike, OEX, etc...

e) As reproduções de arma de fogo para práticas recreativas, poderão ser objecto de ocultação das partes pintadas exclusivamente durante o decurso das provas ou actividades, devendo essa alteração ser imediatamente reposta após o seu termo.



O que é preciso para praticar Airsoft?


1. Ter pelo menos 18 anos, ou no caso de menor de idade ter no minino 16 anos e ter autorização dos pais ou do tutor legal.

2. Estar inscrito numa Federação de Airsoft.
pjmonteiro
pjmonteiro

Mensagens : 172
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 49
Localização : Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos